Dicas Nutricionais

Whey Protein Emagrece?

A Whey Protein é bastante procurada por quem deseja a hipertrofia muscular devido à sua rápida absorção, ao perfil de aminoácidos semelhante ao existente no músculo esquelético, com destaque para a leucina, e à resposta hormonal potencializando o processo anabólico estimulado pelo exercício resistido (com pesos). Apesar desse uso tão difundido, as proteínas do soro do leite podem também auxiliar os indivíduos que lutam contra a balança por meio dos seguintes mecanismos:

– Controle da ingestão alimentar pelo estímulo à liberação de hormônios da saciedade e inibição da vontade de comer;

– Dietas ricas em proteínas são populares devido ao seu efeito sobre a perda de peso, pois o custo energético para digerir, absorver e utilizar as proteínas é maior do que o necessário para carboidratos e gorduras…em outras palavras: gasta-se mais energia com as proteínas elevando-se mais a temperatura corporal (efeito térmico)! A Whey Protein por estimular mais rapidamente a formação de proteínas no músculo tem esse maior efeito térmico.

– A Whey por ser fonte de cálcio promove menor depósito de gordura além de reduzir a produção de cortisol, conhecido como hormônio do estresse, o qual quando elevado promove um maior estoque de gordura na região abdominal.

Componentes presentes na Whey Protein (peptídeos bioativos, BCAA – principalmente a leucina, cálcio) dentro de um plano alimentar equilibrado atuam em conjunto para reduzir o excesso de gordura corporal e aumentar ou reter a massa muscular. Se esse suplemento é o mais adequado para você, quanto e como usar procure um nutricionista para lhe orientar.

Bianca Gonçalves dos Santos
Nutricionista CRN5: 4957/P
Pós-graduanda em Nutrição Clínica e Esportiva (IPGS)