Dicas Nutricionais

Por que detoxificar?

A dieta de Desintoxicação, Destoxificação ou para os íntimos Detox, não se resume aos sucos verdes pela manhã após os fins de semana de abusos gastronômicos. Ela busca eliminar as toxinas do corpo, que vão se acumulando pela ingestão excessiva de alimentos industrializados, ricos em sal, açúcares, gorduras, conservantes e corantes químicos. Além das toxinas presentes em alguns alimentos, outras substâncias como minerais em excessos e o Bisfenol A(presente nos plásticos), podem provocar alterações no organismo.

Pelas mudanças alimentares, a dieta Detox pode contribuir para uma alimentação mais saudável e perda de peso, muito embora essa não seja sua missão principal, e fique atento, são retirados apenas aqueles alimentos que apresentam hipersensibilidade e posteriormente são reintroduzidos lentamente, ou seja, como o o glúten e a lactose.

Apesar do suco verde estar nesta dieta, os folhosos e legumes orgânicos devem também  ser consumidos de outras maneiras, em saladas e preparações. Além disso, para potencializar a eliminação esses produtos tóxicos: abuse de frutas cítricas, dos alimentos avermelhados ricos em flavonoides, condimentos naturais como a pimenta, gengibre, curry, sálvia, cúrcuma, opte pelos chás verdes e de camomila e lembre-se de se hidratar bem.

 

Elaborado pela Equipe de Nutrição Nutrimaster (Jessica França CRN5:4413, Bianca Canário e Felipe Carpintero)